Pipo: um olhar contemporâneo na criação e integração de moda e interiores infantis

Carolina Leão

Orientador(a)

Isabel Martins Moreira

Co-orientação: Luciana Barbosa
Colaboração: Maria Eloisa Conceição e Walvyker Souza

Disciplina

DSG1052 – Projeto Final 2021.2

Resumo do projeto

Durante a graduação em design, encontrei como temática pertinente e inspiradora as camadas e jornadas da minha infância. Ser filha de uma arquiteta me proporcionou o privilégio de ter quartos projetados e decorados nos mínimos detalhes visando o meu desenvolvimento, a cultivação dos meus sonhos e imaginação e a garantia de experiências lúdicas e momentos de conforto.

Minha mãe, que também sempre se conectou com o artesanal, fazia composições nas paredes, lençóis, colchas, almofadas, imãs e decorações. As memórias de vivenciar uma infância mágica dentro desses ambientes perduram em meu coração e viram objeto de pesquisa, homenagem e inspiração para o meu trabalho.

Expostas as motivações e a contextualização, escolhi, para o meu projeto final da faculdade, desenvolver uma marca de roupas e itens de decoração para o público infantil. Meu foco é contemplar, de forma harmônica e estratégica, a integração desses dois tipos de produtos.

Realizei essa junção por meio das técnicas e estilos de estamparia, paleta de cores e desenvolvimento de coleção. Concretizei a estética do empreendimento e firmei sua identidade de modo que os produtos se tornaram atemporais e característicos.

Os produtos desenvolvidos são papéis de parede, roupas de cama e almofadas estampadas com desenhos exclusivos, além de uma coleção cápsula de 5 looks infantis. Dessa maneira, o meu projetar foi guiado com esses princípios e objetivos: colorir e estampar superfícies do universo infantil, gerando boas experiências para crianças, criando memórias afetivas e fomentando desejo às famílias consumidoras através de produtos e ambientes.

Palavras-chave

design de interiores; moda infantil; artesanato; manualidades; infantil