A Ergonomia Informacional de Manuais e Regras de Jogos Analógicos: Análise da hierarquia e ordenação das informações

Por
João Léste
Orientado por
Claudia Mont'Alvão
Este projeto é protegido
pelo departamento de Artes
& Design da PUC-RIO

O tema desta pesquisa é a ordenação dos manuais de regras de jogos analógicos. Atualmente, não existe nenhuma referência que discuta a ordenação das informações dentro dos manuais de jogos. Essa situação faz com que os profissionais que redigem os manuais tenham que usar suas experiências pessoais como referência, o que gera uma série de barreiras de entrada para novos profissionais.

A precariedade dos manuais proporciona experiências negativas de uso para usuários, em especial usuários em situação de primeiro uso – fenômeno que é tão comum, que chega a ser motivo de piada entre entusiastas do hobby, e de discussão severa para profissionais e acadêmicos da área. Desta forma, a presente pesquisa tem dois objetivos principais: primeiro, determinar diretrizes para a ordenação das informações dentro dos manuais. Segundo, testar essas diretrizes na prática, investigando se a aplicação delas na prática resulta em melhora perceptível para os primeiros usos de jogos.

A fim de determinar as diretrizes de ordenação das informações – e considerando a escassez de bibliografia sobre o tópico em questão –, foram buscadas referências da área da Ergonomia, Psicologia Cognitiva, Linguística e Educação. Em função dessas referências, foi determinada uma série de diretrizes que determinam a boa ordenação de informações, além de critérios para a inserção e diagramação de imagens em conjunto com o texto – visto que elas são elementos essenciais para qualquer manual de uso de produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor do Brasil.

Desta forma, foram determinados os critérios de ordenação, a ser posteriormente comparados com os relatos de profissionais da área, que tenham experiência com a redação de manuais de jogos, e culminando nas seguintes diretrizes para a ordenação: 1) Introdução; 2) Lista de Componentes e, se necessário, Glossário de Conceitos; 3) Objetivo do Jogo; 4) Preparo do Jogo; 5) Regras, na ordem em que acontecem nas partidas de jogo; 6) Fim do Jogo; 7) Contagem de Pontos.

Para testar a eficiência dessas diretrizes, foi planejado um experimento em que participantes voluntários jogarão partidas de dois jogos: No, Thanks! e SET. Estes jogos foram escolhidos por atenderem os seguintes critérios: Ambos são jogos produzidos por Game Designers conhecidos e bem estabelecidos no mercado mundial de Jogos Analógicos; Ambos são jogos antigos, produzidos há mais de 15 anos atrás; Ambos possuem pontuações de complexidade semelhantes entre 1 e 2, pelo BoardGameGeek; Ambos possuem tempos de jogo rápidos, abaixo de 30 minutos; Ambos possuem manuais simples, de 2 páginas; Ambos possuem manuais que não estão 100% de acordo com as diretrizes definidas anteriormente.

Cada grupo de participantes jogará ambos os jogos: um, com o manual original; o outro, com um manual revisado, sem que saibam qual é qual. Para avaliar a performance dos participantes, serão coletados o tempo de leitura do manual, a quantidade de dúvidas e erros cometidos durante as sessões, a quantidade de interrupções, e as opiniões de cada participante após a realização da atividade.

Gostaria de agradecer à FAPERJ, CAPES e CNPq pelo apoio contínuo ao PPGDesign da PUC-Rio.

SET, manual original

SET, manual revisado