O tema desta pesquisa é a ordenação dos manuais de regras de jogos analógicos.
Atualmente, não existe nenhuma referência que discuta a ordenação das informações dentro
dos manuais de jogos. Essa situação faz com que os profissionais que redigem os manuais
tenham que usar suas experiências pessoais como referência, o que gera uma série de
barreiras de entrada para novos profissionais.
A precariedade dos manuais proporciona experiências negativas de uso para usuários,
em especial usuários em situação de primeiro uso – fenômeno que é tão comum, que chega a
ser motivo de piada entre entusiastas do hobby, e de discussão severa para profissionais e
acadêmicos da área. Desta forma, a presente pesquisa tem dois objetivos principais: primeiro,
determinar diretrizes para a ordenação das informações dentro dos manuais. Segundo, testar
essas diretrizes na prática, investigando se a aplicação delas na prática resulta em melhora
perceptível para os primeiros usos de jogos.
A fim de determinar as diretrizes de ordenação das informações – e considerando a
escassez de bibliografia sobre o tópico em questão –, foram buscadas referências da área da
Ergonomia, Psicologia Cognitiva, Linguística e Educação. Em função dessas referências, foi
determinada uma série de diretrizes que determinam a boa ordenação de informações, além
de critérios para a inserção e diagramação de imagens em conjunto com o texto – visto que
elas são elementos essenciais para qualquer manual de uso de produto, de acordo com o
Código de Defesa do Consumidor do Brasil.
Desta forma, foram determinados os critérios de ordenação, a ser posteriormente
comparados com os relatos de profissionais da área, que tenham experiência com a redação
de manuais de jogos, e culminando nas seguintes diretrizes para a ordenação: 1) Introdução;
2) Lista de Componentes e, se necessário, Glossário de Conceitos; 3) Objetivo do Jogo; 4)
Preparo do Jogo; 5) Regras, na ordem em que acontecem nas partidas de jogo; 6) Fim do
Jogo; 7) Contagem de Pontos.
Para testar a eficiência dessas diretrizes, foi planejado um experimento em que
participantes voluntários jogarão partidas de dois jogos: No, Thanks! e SET. Estes jogos
foram escolhidos por atenderem os seguintes critérios: Ambos são jogos produzidos por
Game Designers conhecidos e bem estabelecidos no mercado mundial de Jogos Analógicos;
Ambos são jogos antigos, produzidos há mais de 15 anos atrás; Ambos possuem pontuações
de complexidade semelhantes entre 1 e 2, pelo BoardGameGeek; Ambos possuem tempos de
jogo rápidos, abaixo de 30 minutos; Ambos possuem manuais simples, de 2 páginas; Ambos
possuem manuais que não estão 100% de acordo com as diretrizes definidas anteriormente.
Cada grupo de participantes jogará ambos os jogos: um, com o manual original; o
outro, com um manual revisado, sem que saibam qual é qual. Para avaliar a performance dos
participantes, serão coletados o tempo de leitura do manual, a quantidade de dúvidas e erros
cometidos durante as sessões, a quantidade de interrupções, e as opiniões de cada participante após
a realização da atividade.
Gostaria de agradecer à FAPERJ, CAPES e CNPq pelo apoio contínuo ao PPGDesign
da PUC-Rio.
SET, manual original
SET, manual revisado