Design de personagens: ensino e produção através de um processo colaborativo utilizando a tecnologia
Linha de pesquisa – Design: Tecnologia, Educação e Sociedade
Tema: Design de personagens
Problema de pesquisa: Uma demanda crescente no cenário atual do design de personagens, requer
processos de ensino e produção mais ágeis, a fim de atender demandas específicas para aplicações em
mídias variadas.
Objetivo Geral: Investigar formas de ensino e produção no design de personagens por meio de um
processo colaborativo utilizando recursos tecnológicos.
Na primeira etapa, foi utilizado um scanner 3D Eva Lite da marca Artec, é um scanner manual que
funcionam de uma forma semelhante a uma câmera de vídeo.
Este escâner funciona através de fotogrametria, que consiste em fotografar o objeto a partir de
diversos ângulos e alturas para a criação de um modelo 3D.
Para este experimento o meu próprio rosto foi escaneado no laboratório NEXT da PUC-rio.
O arquivo escaneado do rosto humano, passou por um processo de redução de polígonos, o objetivo da
redução de polígonos é diminuir a quantidade de faces da malha 3D, para uma melhor manipulação do
modelo tridimensional, este processo é conhecido como retopologia.
Durante o processo de retopologia, utiliza-se uma técnica para construção do modelo simplificado,
conhecida como “edge-loop”. Esta técnica, consiste em uma organização das arestas dos polígonos.
Os edge-loops devem ser construídos de acordo com a localização dos músculos faciais de uma face
humana, a fim de simular a anatomia do rosto para que seja possível criar as diversas expressões
faciais no modelo 3D do experimento.
A próxima etapa do experimento consistiu em alterar a modelagem 3D do personagem, através de
ferramentas de escultura e manipulação de vértices, para pesquisar resultados diferentes na criação
de personagens
Em conjunto com a modelagem 3D, também foram utilizadas técnicas tradicionais de desenho e criação
de personagem, que se baseiam em formas geométricas e influenciam na personalidade e características
físicas destes personagens
Estas formas geométricas primárias e como nós as interpretamos através de signos reconhecíveis é
conhecida como Linguagem das formas. Nós inconscientemente entendemos esses sentimentos apenas
observando as formas o que torna esta técnica uma ferramenta poderosa para traduzimos traços de
personalidade para o público.
Nesta etapa do processo, utilizando os três desenhos de personagens desenvolvidos com base nas
formas geométricas, conseguimos, através de uma animação 3D, mostrar a transformação da malha do
rosto original em três personagens distintos.
Nesta etapa do experimento foram criadas três expressões faciais diferentes para cada um dos
personagens e também para o rosto original, as expressões humanas escolhidas foram, sorriso, raiva e
susto.
Este processo é muito utilizado para animação facial de personagens 3D e foi feito para testar a
eficácia dos Edge loops baseados na musculatura facial humana, construídos durante o processo
inicial de retopologia.
Nesta etapa os modelos passam por um processo de detalhamento, ou seja, um aumento considerável de
polígonos de sua geometria deve ocorrer para que os detalhes dos modelos sejam vistos em suas
versões impressas
Como a impressão 3D é baseada no derretimento de filamentos de plásticos e a forma do objeto
impresso é construída através de camadas, em alguns modelos de impressora isso pode gerar algumas
imperfeições.
As distâncias entre as camadas da impressão ficam visíveis e por isso o detalhamento do objeto pode
ser feito com uma lixa d’água simples em um processo manual de lixamento.
O método de pesquisa através do design utilizado no experimento, permite que grande parte do
conhecimento seja obtida durante o processo de criação.
O conhecimento gerado pela combinação de técnicas 2D tradicionais com técnicas de modelagem 3D e
utilização de tecnologia digitais pode inspirar a exploração de novas técnicas de criação de
personagens.
Os resultados do experimento foram compartilhados por meio de rica documentação visual e exemplos.