Olá! Meu nome é Fabiana Prado e é uma grande alegria apresentar minha pesquisa aqui na Semana de
                    design da PUC.
                    Meu tema é uma proposta de ensino para graduação em design sob uma perspectiva iterativa e
                    incremental.
                    O desenvolvimento incremental é baseado na ideia de desenvolver uma implementação inicial, expô-la
                    aos comentários dos usuários e continuar por meio da criação de várias versões até que um sistema
                    adequado seja desenvolvido.
                    Atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, e não separadas, com
                    rápido feedback entre todas as atividades.
                    E por que isso é relevante?
                    Hoje a comunicação, e portanto a cultura, se dá majoritariamente por meios digitais móveis, nas
                    palmas das nossas mãos. É o que Levy chamou de Cibercultura, numa Sociedade em Rede, conceito
                    cunhado pelo Castells.
                    Para acompanhar a evolução da sociedade e considerando que as características e saberes do aluno são
                    parte fundamental do processo ensino/aprendizagem,
                    de acordo com Vygotsky, Dewey, Piaget e Freire, é muito importante que a universidade tenha suas
                    propostas pedagógicas também em constante transformação.
                    Além disso, a perspectiva incremental é democrática e inclusiva.
                    Logo nas primeiras aulas do período é possível elaborar um diagnóstico inicial e
                    facilitar o estímulo de diferentes perfis de alunos.
                    Ou seja, podemos ajustar a orientação dos ciclos de projeto a cada estudante
                    de acordo com suas especificidades, repertório visual, bagagem cultural e características
                    cognitivas, .
                    Assim oportunizamos que todos tenham crescimento relevante e terminem o período com resultados
                    consistentes.
                    A partir dessa proposta metodológica, tenho a intenção de Colaborar para enriquecer o processo de
                    ensino/aprendizagem de Design na universidade.
                    Foi realizado levantamento bibliográfico e documental referente ao contexto de pesquisa e
                    embasamento teórico.
                    As impressões dos alunos foram coletadas por meio de mesões online e questionários,
                    além da observação participante.
                    O referencial teórico se baseia na TGS do Bertalaffy e no Estruturalismo do Piaget, que deram origem
                    às metodologias ágeis de desenvolvimento de software, nas quais me inspirei para elaborar o Ensino
                    Ágil.
                    De que modo eu fiz esse paralelo?
                    Esse é um esquema do Scrum, um método ágil conhecido.Aqui o objetivo é um produto complexo, que é
                    dividido em partes e cada uma tem ciclos de desenvolvimento completo
                    gerando um entregável.
                    No método de ensino que proponho, O objetivo é um sistema de design. As partes são módulos de
                    projeto Que também tem seu ciclo de desenvolvimento completo e gera um entregável.
                    A investigação aconteceu no semestre 20.1 em uma das turmas de projeto3,
                    que tem foco no desenvolvimento e fecha o ciclo básico de projetos do design da PUC
                    Durante o período propusemos, Evelyn Grumach e eu, pequenos projetos simples e rápidos
                    que se encerraram em si mesmos (iterativos) e se complementaram (incrementais). Aos poucos
                    construímos um sistema complexo e de alta qualidade,
                    em que o resultado final é superior foi soma de suas partes.
                    Cada módulo passou por etapas de apresentação, feedbacks e análise, em iterações
                    A análise de cada etapa foi feita por alunos e professores.
                    Isso ofereceu Aos Alunos novos pontos de partida para quem quiser aperfeiçoar seus projetos. E Aos
                    Educadores , uma avaliação diagnóstica que apontou caminhos, tanto trilhados como a trilhar.
                    Aqui vemos uma amostra do questionário que foi aplicado.
                    Essas respostas de verdadeiro ou falso apontam a evolução na autonomia dos aluno,
                    Que é uma das habilidades desenvolvidas no projeto 3.
                    Os dados parecem apontar que a metodologia contribui para práticas educacionais pertinentes à Era da
                    Informação móvel, que podem ser aplicadas em situações que tenham como prerrogativa o aprendizado
                    consistente e constante, com resultados complexos e relevantes.
                    Essa é a bibliografia desta apresentação.
                    Muito obrigada!