Cacofonia da Cidade: Catarse Sonora

Eduardo Vanzin

Orientador(a)

Roberta Portas, Carlos Eduardo Costa e Mateu Velasco

Professora Colaboradora

Irina Aragão

Disciplina

DSG1920 - Projeto Final Comunicação Multissensorial e Arte

Resumo do Projeto

O barulho da cidade e a busca por harmonia em meio à dissonância. A ‘Cacofonia da Cidade’ apresenta um panorama barulhento de elementos distintos, dispostos de maneira desordenada que aparentam ser heterogêneos à primeira vista. Num exercício de imersão, abre-se as portas para a ‘Catarse Sonora’, onde se compreende um corpo homogêneo, palatável. Promove-se a mudança na acepção não só das palavras, mas do sentir.

Imerso nas influências de Amiri Baraka e seus textos sobre o free-jazz, Guy Debord e seu pensar-a-cidade, Stuart Hall e a fragmentação do sujeito pós-moderno, Lygia Clark e sua forma de pensar o corpo no espaço, compreendi que o momento em que escrevia era parte da reflexão: mergulhando na ‘Cacofonia da Cidade’ e usando-a como inspiração-objeto, espaço mental para a construção de um corpo de trabalho.

Nesta pesquisa, busco ampliar a reflexão, tratando a cacofonia como conceito que simboliza mais do que o barulho: o espaço simbólico da metrópole, a diversidade intrínseca a sua forma e a necessidade de aceitação dessa diversidade em meio ao convívio nesse espaço.

Palavras-chave

Harmonia e dissonância, ruído, cidade, presença