Sentido

Carolina De Figueiredo Bonani

Orientador(a)

Suzana Valladares e Maria Julia Nunes

Disciplina

DSG1032 - Projeto Final de Comunicação Visual

Resumo do Projeto

Livro encadernado, costurado, com capa dura. Formato fechado, 20×25 cm. Projeto de conclusão de curso em Comunicação Visual na PUC-Rio.

Sentido, sentir e significar.
Da impossibilidade de derivar e da fragmentação do espirito: surge essa idéia.
O pensamento que permeia é o sentimento depois de uma árvore contemplar, aquele que quando te envolve, preenche qualquer vazio.
Há uma vontade de pertencer inerente ao viver e quando percebemos que somos igual a um peixe que dança antes de acasalar ou a um pássaro que não sai do ninho depois que de filhotes nascem, a existência cria conexões.
Eu acredito na natureza como parente e conselheira, afinal surgimos da mesma forma e passamos pelo mesmo tempo. O simbólico que me procura mora nos pássaros que me atravessam, e nos ventos que derrubam a fruta na minha cabeça. O céu carregado jorra mensagens, o humano quando desocupado procura se ocupar. Eu tenho pensado em parar, escutar, contemplar. Assim, o que eu enxergo me enxerga de volta, o que passa pelo campo visão se torna visceral e me transforma.

Foi quando entendi a natureza como mensageira que quis capturar o simbólico que me cerca. Durante meses contemplei diversas paisagens naturais, que em partes refletiram o que eu sou. Eternizei esses espelhos, abundantes de significado e identificação, que agora são ferramentas de expressão. Uma, duas, tres.. caminhadas no meio da tarde, com a câmera na mão e olhar presente. Cliquei cenas, com uma lente EF 75-300mm tornando possível um zoom dramático, capturando micro acontecimentos dentro de qualquer ecossistema. A única premissa: fotografias com nada além de natureza, sem pessoas, sem construções.

Palavras-chave

contemplação; sentimento; significado; natureza; fotografia