Revolta da Vacina

Por
Leonardo Antunes Soares, Lucas Araujo Alves
Felipe Rabaça Panichi Vieira, Vitor Lima Ourô e Paula Alverga-Wyler Merces
Orientado por
Marcelo F. Pereira e Guilherme de Almeida Xavier
Este projeto é protegido
pelo departamento de Artes
& Design da PUC-RIO

“Revolta da Vacina” é um jogo de tabuleiro que se passa em 1904 na Reforma Passos e traz elementos históricos, prédios e monumentos do centro do Rio de Janeiro para perto do jogador. Abordando uma temática incomum nos jogos e questões atuais como a vacinação e levantes sociais, a mecânica utiliza imagens e textos dos patrimônios do Rio e um mapa verídico de 1904 - o tabuleiro. Ao explorar esse mapa, com os planos das reformas urbanas, o jogo inclui a história carioca de forma lúdica e contextualizada, permitindo que os jogadores comecem a expandir sua relação com a cultura da cidade. Portanto, esse projeto gera impacto positivo por salvaguardar o patrimônio cultural em um jogo que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, o que vai de acordo com a ODS11.